BLOG PARA POSTAR OS PROJETOS DE ESTUDOS REALIZADOS NAS AULAS DE GEOGRAFIA ALIADAS ÀS MÍDIAS. EEB CARLOS FRIES IPIRA SC. PROFESSORA RAQUEL MARMENTINI ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROJETO DE ESTUDO MEIO AMBIENTE - SÉTIMA SÉRIE
SEGUNDA ETAPA DO PROJETO DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL
ALUNOS ECOCID
AULAS DE ARTESANATO
sábado, 31 de outubro de 2009
RECEBEMOS ESTA POESIA POR EMAIL E RESOLVEMOS POSTAR AQUI. TEM TUDO A VER COM O NOSSO PROJETO. LEIAM E COMPROVEM.
GRITO DA NATUREZA
Giuseppe Martinelli
A Natureza está gritando por socorro...
O vento está ajudando a propagar o grito...
A chuva está mostrando a todo o mundo...
Os homens pagam o preço da ganância.
Os “racionais” estão acabando com tudo,
Com as matas, com os rios, com os animais.
Triste é dizer mais tarde aos descendentes
Que, neste vale seco, um dia corria um rio.
Está vendo esta terra quase deserta?
Aqui um dia tinha uma bela mata...
Veja esta foto como ela é bonita...
Ao mostrar pro filho o animal extinto...
Ler em livros que antigamente era diferente...
Que as quatro estações, antes, eram definidas...
Que aqui geava, aqui caía neve, ou fazia frio...
E que aqui, ou acolá, o clima era tropical...
Daqui a pouco, acaba a água potável...
O clima está ficando muito mais quente.
A neve dos pólos está derretendo e
Daqui a pouco, o mar vai cobrir a terra...
Oh! homem louco, não vês o que está fazendo?
Pára com isso! Renova teus conceitos!...
A Natureza, pode crer, ela não se vinga,
Mas, para se proteger, muda seu sistema...
Guarapuava, 09/02/07
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
Os alunos ECOCID entram em ação. *
Os alunos da 7ª série da EEB Carlos Fries já estão na segunda etapa do projeto de sensibilização ambiental. Entraram em ação. Saíram às ruas, em grupos, falando com as pessoas sobre a importância da seleção do lixo e sobre o destino que se deve dar ao lixo eletrônico. Visitaram o comércio local e os moradores da cidade. Em Ipira já é possível a separação do lixo por todos os moradores. Foram espalhadas lixeiras, específicas para lixo orgânico e inorgânico, por toda a cidade. Então para reciclar, não é muito complicado.
Basta separar o lixo seco, do lixo úmido.
O que compõe o lixo seco? Papel, papelão, jornais, revistas, cadernos, folhas soltas, caixas e embalagens em geral, caixa de leite, caixas de papelão (desmontadas), metais (ferrosos e não ferrosos) latas em geral, alumínio, cobre, pequenas sucatas, copos de metal e de vidro, garrafas, potes e frascos de vidro (inteiros ou quebrados), plásticos (todos os tipos), garrafas PET, sacos e embalagens, brinquedos quebrados, utensílios domésticos quebrados.
O que faz parte do lixo úmido? Cascas de frutas e legumes (lixo compostável), restos de comida, papel de banheiro, sujeira de vassoura e de cinzeiro. Sempre levar em consideração os produtos que não são recicláveis: papel higiênico, papel plastificado, papel de fax ou carbono, vidros planos, cerâmicas ou lâmpadas. E esclarecer que o lixo eletrônico não pode ser jogado no lixo comum.
Partindo destas informações, que o lixo eletrônico não pode ser jogado no quintal ou no lixo comum, os alunos ECOCIDs da 7ª série se dispuseram a coletar estes produtos e enviar para o destino correto. São eles: Pilhas, baterias, lâmpadas, e outros eletrônicos, não podem ir junto com o lixo comum, pois contém metais pesados e, quando molhados, contaminam o meio ambiente. Eles destacam a importância das atitudes individuais (cada um precisa fazer um pouquinho) e se colocam a disposição para coletar estes produtos, ou então, quem quiser pode levar até a escola. Já fizeram contato com ONGs e pontos de coletas deste material. Durante duas semanas vão armazenar este material na escola e depois enviar para quem se responsabiliza pela reciclagem.
Ações como estas tem o objetivo de sensibilizar pessoas sobre a preservação do ambiente e das comunidades de maneira sustentável. É possível poupar os recursos naturais diminuindo o uso de produtos descartáveis, selecionando lixo para reciclagem, economizar a energia elétrica e a água, mudar hábitos e ter consciência de que vale a pena uma atitude individual pensando no coletivo. É um desafio global, tanto para os grandes centros urbanos com suas grades indústrias, como para uma pequena cidade. São novos caminhos que devem ser realizados em conjunto, com grandes e pequenos atos, que podem contribuir para um mundo melhor.
*Professora de Geografia – Raquel Marmentini
Assinar:
Postagens (Atom)