De onde são os nossos visitantes? Veja no mapa.

PROJETO DE ESTUDO MEIO AMBIENTE - SÉTIMA SÉRIE

SEGUNDA ETAPA DO PROJETO DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL

ALUNOS ECOCID

AULAS DE ARTESANATO

quarta-feira, 23 de julho de 2008

OBSERVADORES DA NATUREZA - O FILME

O filme mostra a realização da pesquisa de campo e os grupos de alunos confeccionando e elaborando os trabalhos .

terça-feira, 3 de junho de 2008

OBSERVAÇÃO DAS PAISAGENS - CASCATA

ALUNAS:Pâmela - Daniela - Jenifer - Cássia
Saímos da escola Carlos Fries na aula de Geografia com o objetivo de sempre: pesquisar. Na última aula, Montamos um orkut para postar nossos trabalhos, relatórios e fotos... Na saída de campo anterior o objetivo era pesquisar as mudanças da natureza.
Agora...o objetivo é a cascata de Ipira - fomos visita-lá. Há coisas muito belas e a cascata é uma prova disso! As cachoeiras, a caverna, toda aquela natureza nos deixou emocionados, principalmente a professora que não parava de tirar fotos...
Nossas fotos ficaram o máximo e a pesquisa também...O que nos deixou triste foi ver o lixo nas águas e o desmatamento e a poluição.
CONTINUAÇÃO DA PESQUISA
ELEMENTOS NATURAIS:
Cachoeira,montanhas,árvores,rochas,etc...
CONDIÇÕES DA ÁGUA:Tinha lixo na água das cachoeiras,e latas de refrigerante,pessoas que não sabem disso!!Vão acampar,por lá e jogam lixo nas águas e no meio ambiente.
CONDIÇÕES DO AMBIENTE: Nas trilhas poderiam melhorar um pouco por que as árvores estão creçendo, e nosso grupo percebeu, que ninguém vai tirar o excesso de mato que há por ali.
ELEMENTOS CULTURAIS:As três pontes e o muro de proteção para não cair...
A casa da choperia e etc...
A VEGETAÇÃO:
A vegetação é rasteira.....

quarta-feira, 21 de maio de 2008

RELATÓRIO PESQUISA DE CAMPO - CASCATA


PROFESSORA:Raquel Marmentini

ALUNOS: SIGMAR - MARCELO - BRUNO - DIEGO - JOCIEL


Em nossa pesquisa de campo, na cascata da cidade de Ipira, observamos os seguintes elementos:

ELEMENTOS NATURAIS: Os elementos naturais são as águas que caem e fazem um lindo espetáculo de sons e imagens. A cachoeira é muito alta. Quando a água cai, chega a provocar ondas e quando as pessoas passam pela ponte, até dá medo.

Passamos pela primeira ponte, a maior, que é conhecida como PRIMEIRÃO. No outro lado da ponte a vegetação é variada por árvores de pequeno médio e grande porte. Tem vegetação rasteira. As rochas estão deformadas por causa da água, isto foi acontecendo com o passar do tempo com a erosão.

Ao lado da primeira ponte tem uma caverna e nós entramos. Dizem que foi habitada por índios. Vimos escritas nas rochas. Nós entramos e lá dentro é muito escuro. Um dos nossos colegas levou uma camêra digital, e la dentro ele tirou fotos. Nós vimos uma cobra e saimos todos correndo da caverna

ELEMENTOS CULTURAIS: São as pontes para as pessoas e uma pequena represa e uma choperia. Foram construídas escadas para as pessoas descerem até as pontes com corrimão.

VEGETAÇÃO: A vegetação da cascata e de pequeno e médio porte com variedades de árvores e plantas. Também tem vegetação rasteira.

CONDIÇÃO DA ÁGUA: A condição da água é razoável porque na 1ª ponte a água é muito limpa mais na 2ª ponte tem pneus e plásticos na água.

CONDICÕES DO AMBIENTE: O ambiente é muito bom, porque tem muitos passarinhos cantando, borboletas de várias cores, na trilha tem um vento refrescaste, e as sombras das árvores, na caverna tem uma sombra muita boa

terça-feira, 6 de maio de 2008

Relatório pesquisa de campo - CASCATA

Observação das paisagens locais.
Nome: Caroline, Marieli, Viviane.
Série: 6ª
Matéria: Geografia.
Professora:Raquel Marmentini.



A cascata

Dia 15 de Abril fomos dar um passeio pela cidade e observar as paisagens na cascata.Lá nós vimos muitas árvores, e também uma caverna. A caverna era cheia de buracos . Nós, como somos metidos, entramos lá. O Daniel tirou fotos e a professora também. Depois nós fomos em outro buraco da caverna. “Lá os meninos acharam uma cobra.” Parecia que era uma cobra. Nós fomos junto, só que não vimos. Até que eu gostaria de ter visto. (Carol) As águas da cachoeira estão poluídas. Vimos dentro, um pneu e outros tipos de lixos. Depois nós atravessamos uma ponte e fomos caminhando por uma trilha na margem esquerda, seguindo o curso do rio, que nos levou até a sequnda ponte. Lá tinha uma parede bem grande, (barreira de cimento) que os homens construíram. Nela apareciam dois buracos por onde a água passa. A água que cai por entre as rochas, é linda. A Jenifer e a Cássia disseram que ali já existiu uma onça. Será? Até achamos que é verdade. Elas também disseram que etraram no fundo da caverna, e que lá dentro tem cobras e morcegos. Também vários outros tipos de animais. Depois voltamos pela mesma trilha. Era muito liso. E foi engraçado. Precisávamos de muito cuidado, mas conseguimos, voltamos. Na primeira ponte, já de volta, tiramos fotos. E quando subimos as escadas paramos para tira fotos dos grupos de trabalho. Antes de retornar para a escola paramos 5 minutos para escrever o que observamos. Achamos a CASCATA um show...... A água é muito linda..... Nós adoramos essa caminhada. Daí voltamos para a escola e este relatório foi feito nas aulas seguintes.

Observação das paisagens locais - Cascata




Trabalho de pesquisa de campo - geografia
Observação das paisagens locais - Cascata

Grupo: Daniel Schmidt, Rodrigo Laske, Sergio Laske.


A Cascata
Nós alunos da 6'série e a professora Raquel fomos na cascata observar os elementos naturais e culturais. Ao chegar lá nós, descemos a escada feita de pedra. A professora Raquel e o Daniel estavam filmando e tirando fotos das rochas e da água. Nós descemos toda a escada. Uns alunos foram correndo na frente para olhar a caverna. A professora falou sobre os tipos de rochas da caverna. E nós vamos fazer uma pesquisa na internet sobre este assunto. Nós estávamos caminhando em cima da ponte. Alguns alunos começaram a pular e correr. A professora chamou atenção e eles pararam. A professora e o Daniel tiravam fotos da água caindo de lá de cima. Ao passar pela ponte nós caminhamos na trilha que segue o curso do rio. Na trilha tinha muitas pedras lisas e terra úmida. É preciso cuidar para não resvalar e cair. Nós chegamos na outra ponte e a professora Raquel explicou mais algumas coisas e fez nós observarmos o lugar que foi modificado pelo homem. Uma barreira foi construída por pessoas. A água passa pela abertura na parte de baixo da represa. Nós voltamos e passamos a ponte de novo. Nós entremos dentro da caverna para ver o que tinha lá dentro. Mas estava muito escuro e não conseguimos ver nada. Parece que havia uma cobra lá dentro. Identificamos com a luz do flash da câmera digital.Depois dali, subimos as escadas, batemos fotos do grupo, paramos em uma lugar coberto, conversamos e escrevemos sobre a caminhada na Cascata. Voltamos para escola pelo mesmo trajeto.

terça-feira, 22 de abril de 2008

Observação das paisagens da cidade.

Relatório: Trabalho de Campo
Grupo: Mariele, Viviane e Caroline.

Uma caminhada por Ipira.

Dia 18 de março fomos dar uma volta pela cidade para observarmos as paisagens. Subimos o morro que vai para a escola municipal Hedi Klein Matzembacher. De lá vimos o centro de eventos e muitas casas e ruas novas.
Depois nós passamos na frente da oficina do Stockman e de lá seguimos para a serraria do Zillioto. Na estrada vimos um rio com muito lixo e uma grande quantidade de desmatamento. Passamos na frente da serraria, subimos o morro que vai para a Igreja Católica. Quando chegamos na igreja vimos dois homens fazendo a manutenção na antena da internet. Descemos a rua que está como nova. Foi feito o asfalto. É um morro. Depois passamos na pinguela e fomos reto. Passamos em frente a pracinha e observamos quantas árvores bonitas .
Daí... Voltamos para a escola.

OBSERVAÇÃO DAS PAISAGENS DA CIDADE

RELATÓRIO: TRABALHO DE CAMPO

OBSERVAÇÃO DAS PAISAGENS DA CIDADE
Grupo: Rodrigo, Sérgio e Daniel
6 Série

Nós, alunos das 6ª série e a professora Raquel saímos da escola e fomos passear pela cidade para observar as paisagens naturais.
Nós subimos na Rua Edmundo Wolfart. Paramos no alto, e a professora Raquel explicou algumas coisas sobre as mudanças daquele lugar.

E de lá nos passamos em frente ao pré-escolar e nos fizemos à volta na frente da casa do Dico Fumaça e nos olhamos um barranco que estava desmoronando e ele iria fazer uma estrada.
Descemos o morro e entramos na Rua Tiradentes e olhamos o mato do outro lado do arroio. Que no futuro não vai mais existir porque eles vão derrubar tudo para fazer outras coisas.
Nós estávamos indo para Capelinha e a professora Raquel achou uma pedra basalto. |Nós seguimos em frente e passamos pela bica e pela a ponte de capelinha. De lá nós fomos à serraria e nós falamos com o Edson que nos autorizou subir. Observamos as paisagens ao redor do morro da Igreja. Vimos a antena da internet a rádio. Tem rua de asfalto novo que sobe pelo outro lado do morro.
Descemos esta rua e as colegas que iam na frente – Jenifer e Carol se assustaram com um cachorro. Voltaram correndo.

Relatório: Trabalho de Campo

ALUNOS: Bruno, Jenifer, Pâmela, Cássia

6º SÉRIE PROFESSORA: RAQUEL

Saímos da escola E.E.B.Carlos Fries, subimos no morro do novo centro de eventos e começamos a pesquisa:

A partir desse momento vimos às mudanças que ocorreram nas paisagens, tais como:
A nova escola HEDI KLEIN,
Novas ruas no caminho que vai para a igreja Católica,
Novas casas,
Observamos rochas antigas o arroio Capelinha e uma bica que está poluída,

Começamos a caminhada para Capelinha. Fomos até a serraria Ziliotto. Entramos no terreno da família Ziliotto. Lá subimos um grande morro até chegarmos, na igreja. Em frente à igreja Católica havia dois homens que trabalhavam com a rede de internet via a rádio que tinha o nome: de Athila.

Começamos a descer o morro e novamente avistamos casas antigas, que fazem parte da família do nosso colega Marcelo. Avistamos morros, que aparentavam estar desbarrancando. Aí continuamos a caminhada pela a rua do campo do Nacional. Passamos em frente a uma bica de água que estava com proibição de uso.

RELATORIO: TRABALHO DE CAMPO

Observação das paisagens da cidade
NOMES: Sigmar C. de Souza Koch
Marcelo L. Kirst
Diego P. Dos Santos
Daniela J. Augusten


CIDADE DE IPIRA

Perto da escola Carlos Fries, não tinha tantas casas bonitas.
E ocorreram muitas mudanças, na escola Hedy Klein Matzenbaker, o centro cultural de eventos porque antes lá era abandonado.
Abriram estradas, derrubaram os matos para fazer potreiros. Não tinha casas construídas.
As águas das bicas não são para uso das pessoas, por ter fossas nas ruas de cima, e poluição nos rios. Observa-se em muitos morros ao redor do centro da cidade, muito desmatamento. As serrarias são resposáveis pela retirada das árvores. Muitas atualmente, agem de forma responsável, retirando as árvores de maneira adequada. Um exemplo é a Serraria Zilioto.
Na igreja católica, tem a torre de celular que não existia, e a carvoaria também não. Encontramos o pessoal da manutenção para melhorar a transmissão a rádio da internet. Há pouco tempo foi construído o asfalto da igreja até o posto Texaco.

APRESENTAÇÃO DO BLOG

ESTE BLOG tem o objetivo de postar trabalhos realizados por alunos da EEB Carlos Fries. Esta primeira edição vai contar com os trabalhos de pesquisa de campo dos alunos da 6ª Série.