De onde são os nossos visitantes? Veja no mapa.

PROJETO DE ESTUDO MEIO AMBIENTE - SÉTIMA SÉRIE

SEGUNDA ETAPA DO PROJETO DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL

ALUNOS ECOCID

AULAS DE ARTESANATO

sábado, 11 de julho de 2009

PROJETO DE ESTUDO - MEIO AMBIENTE junho 2009

PÚBLICO ENVOLVIDO:
Protagonistas: Alunos da Sétima Série
Coordenação: Prof Raquel Marmentini
Apoio pedagógico: Nádia Zuquello
Público alvo: Comunidade escolar EEB Carlos Fries
e moradores da cidade de Ipira SC
OBJETIVOS:
Proporcionar o exercício da cidadania a partir de um tema relevante: meio ambiente.
Incentivar a criatividade dos alunos com a realização de produções diversificadas, individuais e coletivas.
Integrar as mídias impressa, sitios da web e rádio aos conteúdos curriculares.

Dia do meio ambiente deve ser
todos os dias do ano.

O início do mês de junho é marcado pelo dia mundial do meio ambiente. No entanto, os problemas ambientais ocorrem todos os dias do ano. Não tem como deixar de falar; e, lembrar ao maior número de pessoas, sobre as ações que devem acontecer também todos os dias. As aulas de geografia e os conteúdos estudados geram ações dos alunos sobre a questão ambiental e sobre a cidadania que deve ser exercida por eles em sua cidade.

Neste mês, os conteúdos dos alunos da sétima série do ensino fundamental nas aulas de geografia da EEB Carlos Fries são voltados às causas dos desequilíbrios ambientais. Os estudos iniciaram com uma leitura coletiva dos textos do livro didático e com discussão sobre a realidade local. Na aula inicial foi lançada a proposta de uma atividade em grupo onde cada grupo buscará formas de ilustrar o tema com figuras, manchetes e noticias de jornais elaborando cartazes com frases de impacto para sensibilizar a comunidade escolar.

Cada grupo usará sua criatividade e a sua vivência na cidade onde moram – Ipira SC - a partir das observações dos problemas ambientais locais, para que possam mostrar um caminho diferente a ser seguido por todos. Este trabalho passará por algumas etapas. A primeira foi: leitura dos textos e distribuição dos alunos nos grupos. A outra etapa, na segunda aula, ocorreu seleção de gravuras, manchetes e noticias em jornais.

Nas próximas aulas, construção de frases de efeito e confecção de cartazes. Para finalizar, a socialização com a comunidade escolar, que prometem algumas surpresas. Toda atividade que articula meio ambiente e cidadania envolve a participação de vários sujeitos. Daí a importância da integração dos alunos com os professores, funcionários e a comunidade do lugar. A turma da sétima série, comprometida com os estudos e com a dinâmica desta atividade, conta com o auxilio da Professora de Geografia, Raquel Marmentini, e do apoio da assistente pedagógica Nadia Zuquello.


"É imperativo sempre lembrar que as ações devem ser diárias individuais e coletivas. O meio ambiente em desequilíbrio afeta todas as pessoas em qualquer lugar do planeta. É imprescindível a repetição de ações que sensibilizem e informem pessoas. O assunto está difundido em níveis globais e as ações locais são os elos para a grande corrente que pode salvar muitos habitantes do planeta TERRA." (Professora Raquel)

Nenhum comentário: